EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA - CHAPADA DOS VEADEIROS - GOIÁS

Workshop com o fotógrafo Tom Alves

.

       

O Namuchila Expedições Fotográficas convida a todos os amantes de fotografia de natureza a fazer uma pequena imersão na Chapada dos Veadeiros (Goiás), com o Fotógrafo TOM ALVES. Cada detalhe no roteiro desta expedição foi cuidadosamente planejado, abordando os principais destinos da Chapada dos Veadeiros, proporcionando aos viajantes um passeio cheio de boas surpresas, conforto e aprendizado. Toda a logística e os locais a serem visitados foram definidos de acordo com seus respectivos melhores horários de luz natural, afinal a fotografia é nosso principal objetivo nesta viagem e queremos garantir o melhor aproveitamento possível de cada um de nossos participantes.

 

O Instrutor

 

O fotógrafo Tom Alves possui um vasto trabalho na área de fotografia de viagens e paisagens, tendo percorrido nos últimos anos quase todos os estados do Brasil, além de diversos países nas Américas Central, Sul e também Nova Zelândia. É exatamente esta bagagem de lugares, culturas e experiências fotográficas ou não, que Tom pretende compartilhar com os participantes do curso. No currículo, o fotógrafo possui participações em livros, jornais, 6 exposições fotográficas, guias de turismo e dezenas de publicações em revistas de viagens, esportes outdoor ou cultura popular, como por exemplo, a renomada National Geographic e revistas de bordo como Copa Air Lines, Azul, Avianca e Gol Linhas Aéreas.

 

Seu trabalho pode ser acessado em: www.tomalves.com.br e também em seus perfis de facebook: www.fb.com/tomalvesfotografia e www.facebook.com/pages/Tom-AlvesFotografia/639086846198028?ref=ts&fref=ts

 

O Destino

 

A Chapada dos Veadeiros está localizada no nordeste Goiano, região do planalto central, a 230 km de Brasília. Possui o título de Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO. O Parque Nacional, criado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em 1961, tem aproximadamente 65 mil hectares e abrange dois municípios goianos: Alto Paraíso e Cavalcante. Cavalcante é a cidade precursora do desenvolvimento da chapada, fundada em 1855. No ciclo do ouro viveu seus dias de glória, no auge da extração do metal precioso. Hoje é habitada por descendentes dos então ex-escravos, que fugitivos, viveram isolados em vales escondidos por trás das grandes serras, lugares de extrema beleza natural, cercados de rios e cachoeiras de águas translúcidas. É neste cenário que nossa expedição emergirá durante 07 dias de muita fotografia e aprendizado.

Detalhes do roteiro: Data: 27 de Junho a 04 de Julho de 2015 Duração: 8 dias/ 7 noites Grau de dificuldade: Fácil Moderado

Programação dia a dia: Dia 1: Seu Destino /Brasília/Cavalcante/(SÁBADO) 27/06

Apresentação no desembarque (14:00 h) do aeroporto de Brasília, receptivo e transfer até Cavalcante (320 km de asfalto). Após o check-in na Pousada iremos para uma pizzaria para apresentação do roteiro com guias e briefing com o fotógrafo Tom Alves sobre os temas que serão abordados no Workshop e bate papo com os alunos para nivelamento da turma. Após o briefing retorno para a pousada.

 

Pernoite: Em Cavalcante Refeições inclusas: Jantar Pizzaria

Dia 2: CACHOEIRA REI DO PRATA / CACHOEIRA PRATINHA/ (DOMINGO) 28/06

Transfer de Cavalcante até o complexo de Cachoeiras do Prata (63 km de terra). Após a chegada teremos uma trilha de nível leve de aproximadamente 7 km até a Cachoeira Rei do Prata. Praticaremos técnicas de longa exposição para fotografia de cachoeira, onde analisaremos aspectos práticos sobre a influência da variação do tempo de obturador e tamanho da abertura de diafragma, a importância do uso de tripé para a estabilidade e nitidez das imagens, bloqueio de espelho e resultados do uso de um filtro polarizador circular. 

 

 

No meio da tarde, seguiremos até outras cachoeiras pelo percurso. Lá abordaremos temas como interpretação de luz natural e sombras (luz dura/suave, contrastes, volume, temperatura da luz), composição fotográfica, tipos de fotometria e profundidade de campo, dicas práticas sobre determinação de valores de diafragma para fotografia de paisagens. Final de tarde jantar sertanejo na sede da fazenda. No início da noite, transfer para a pousada e bate papo com a turma para discutir os temas abordados durante o dia e sanar eventuais dúvidas.

 

 

 

Pernoite: Em Cavalcante Refeições inclusas: café da manhã, lanche de trilha e almoço tardio.

Dia 3: CACHOEIRA SANTA BARBARA/ CACHOEIRA CAPIVARA/ (segunda-feira) 29/06

Sairemos de Cavalcante para o território quilombola dos Kalungas (22 Km de terra) e seguiremos de carro até o fim do Vale no povoado do Engenho (25 Km de terra). Serão aproximadamente 50 minutos de caminhada leve até a Cachoeira Santa Bárbara, onde praticaremos um pouco mais as técnicas de fotografia de cachoeira e água.

 

A seguir teremos mais 50 minutos de caminhada fácil até chegarmos à cachoeira Capivara. Lá abordaremos o tema da macrofotografia, uso de tripé, profundidade de campo para este tipo de fotografia, conceitos e aplicações de ISO, função e tipos de sensores, fator de corte, objetivas macros e lentes close-ups. À tarde teremos um almoço sertanejo na comunidade quilombola.

 

Pernoite: Cavalcante Refeições inclusas: café da manhã, lanche de trilha e almoço.

Dia 4: MONUMENTO GEOLÓGICO PONTE DE PEDRA CÂNION SÃO DOMINGOS (terça-feira) 30/06

Neste dia, após café da manhã tardio, visitaremos o monumento geológico Ponte de Pedra, no Rio São Domingos, que corta um grande paredão de quartzo formando uma espécie de ponte por cima do rio, com várias piscinas naturais para banho, além de um cânion bem estreito, formando cachoeiras e belos mirantes. Permaneceremos no local até o pôr do sol, onde aprenderemos mais conceitos sobre fotografia de paisagens. No início da noite retornaremos à pousada para o jantar.

 

 

Pernoite: Cavalcante Refeições inclusas: café da manhã, lanche de trilha e jantar.

Dia 5: SÃO JORGE CHAPADA DOS VEADEIROS- CACHOEIRA ALMÉCEGAS E JARDIM DE MAYTREA- (quarta-feira)01/07

Pela manhã, transfer de Cavalcante em direção a São Jorge, onde no caminho visitaremos a Cachoeira das Almécegas. A trilha é curta (2 km), de caminhada fácil, aonde teremos a abordagem de diversos temas, como uso dos filtros ND (densidade neutra) e PLC (polarizador circular). Ao meio da tarde teremos um delicioso almoço no rancho do seu Valdomiro e em seguida iremos para o Jardim de Maytrea, um dos mais belos cartões-postais da Chapada dos Veadeiros. Ao fim do dia, chegaremos à vila de São Jorge.

 

 

Após jantar, praticaremos as técnicas da fotografia noturna. Conceitos sobre fotometria, definição de tempo de exposição e os resultados advindos da manipulação da variável obturador, bem como o papel do diafragma neste tipo de fotografia, uso do disparador remoto, técnicas de focagem à noite e iluminação artificial noturna (light painting). Lá faremos um experimento com luzes artificias, como lanternas e velas, além de experimentações com o trabalho com longas exposições de tempo e luz de flash/led/velas. Pernoite: São Jorge. 

Refeições inclusas: Café da manhã, lanche de trilha e almoço no Rancho do Valdomiro.

Dia 6: SÃO JORGE/ PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS VEADEIROS SALTO DE 80 E 120 (Quinta-feira)02/07

Neste dia conheceremos as belíssimas cachoeiras que ficam dentro do Parque Nacional: o Salto de 80 mt e o Salto de 120 metros. Faremos uma caminhada moderada de 6 km com paradas estratégicas para fotografia e banho. Exercitaremos técnicas de longa exposição, composição, distâncias focais e a importância da escolha do equipamento fotográfico correto quando temos que percorrer trilhas longas. Pernoite: São Jorge.

 

 

Refeições inclusas: Café da manhã, lanche de trilha e jantar

Dia 7: São Jorge- VALE DA LUA E CONFRATERNIZAÇÃO (sexta-feira) 03/07

No início da manhã sairemos para uma visita ao espetacular Vale da Lua, num deslocamento de carro de 15 km por asfalto mais 05 km de estrada de terra, com trilha de aproximadamente 1,5 km. Lá teremos mais exercícios e práticas de fotografia relembrando temas abordados durante os dias de expedição.

 

Logo mais, almoço na Vila de São Jorge. No meio da tarde depois do almoço, nos reuniremos para bate papo sobre o curso, onde analisaremos uma seleção de fotos de cada aluno e discutiremos sobre os resultados obtidos no workshop. À noite confraternização com os participantes!

 

 

Pernoite: São Jorge Refeições inclusas: Café da manhã e almoço 

Dia 8: São Jorge/Brasília Pela manhã nos despediremos da vila de São Jorge e seguiremos para Brasília (250 km de asfalto) com destino ao aeroporto. Previsão de chegada às 13 horas. Refeições inclusas: Café da manhã Pernoite: Não Inclusa

 

 

___________________________________________________________________________

 

INVESTIMENTO:

 

Preço por pessoa Valor R$ 2.450,00 quarto duplo ou triplo  2.920,00 Em amarelo quarto single

 

Formas de pagamento:

Para finalizar sua reserva oferecemos as seguintes formas de pagamento:

- 50% antecipado via Depósito bancário (Banco do Brasil)  

- Cartão de crédito (Via Pagseguro UOL www.pagseguro.uol.com.br)

 

Possibilidade de dividir no cartão de crédito, porém há incidência de juros de 2% ao mês. OBS: Preços válidos para depósitos bancários. Para Pagseguro ou Paypal, acréscimo de 7% no valor do pacote.

 

Incluso no roteiro:

 

- Workshop ministrado pelo fotógrafo de natureza Tom Alves

– Guias especializados

– Monitoria da fotógrafa Nataja Vidal

– Transporte privado compartilhado entre todos os participantes

– Hospedagem: 4 noites em Cavalcante e 3 noites em São Jorge

– Café da manhã

– Refeições mencionadas no roteiro

– Taxas de visitação nas Cachoeira

– Lanches de trilha

– Seguro Viagem

 

 Não incluso no roteiro:

 

– Equipamento fotográfico

– Equipamento pessoal

– Refeições não descritas no programa

– Evacuação Médica

– Hotéis e refeições após o término do roteiro

 

A participação na viagem requer o seguinte:

 

- Boas condições físicas.

– Assinatura no termo de Conhecimento de risco, atestando a consciência da natureza da atividade, bem como dos riscos envolvidos.

 

______________________________________________________________________

 

Sobre o Workshop:

 

Público Alvo

 

Pessoas interessadas em fotografia de natureza, paisagens, noturnas e de viagens.

Requisitos técnicos: conhecimentos intermediários ou, pelo menos, básicos de fotografia. Como o curso será focado na prática fotográfica, é essencial que o participante conheça fundamentos como funções e controle de obturador, diafragma, ISO e fotometria.

 

Equipamentos Aconselháveis

 

• Câmera DSLR e lentes de grande angular a teleobjetivas

• Tripé (essencial)

• Cartões de memória

• Disparador remoto

• Filtro polarizador circular

• Lanterna e pilhas

• Roupas leves, apropriadas para trilha.

• Botas ou tênis para caminhada.

• Protetor solar.

• Boné ou chapéu.

• mochila média para trilhas.

____________________________________________

 

Assuntos Abordados

 

 Tipos de fotografia outdoor: paisagem, fauna, noturnas, pessoas, macro.

 Exposição em fotografia outdoor: tipos de focagem, formas de medição de luz, balanço de brancos, balanço de cores, uso de tempo de exposição, profundidade de campo.

 Equipamento e acessórios utilizados em fotografia outdoor: tipos de objetivas, teleconverters, extensores, filtros, tripés, disparadores.

 Iluminação em fotografia outdoor: luz natural, diurna e noturna (com lua e sem lua), uso de lanternas, light painting diurno e noturno, uso de flash acoplado e wireless.

 Estética: princípios gerais de composição. Grafismos, texturas, geometria, pontos de fuga, etc.

 Processamento básico em Lightroom.

 

Informações Adicionais Essenciais

 

A experiência fotográfica será transmitida essencialmente através das saídas ao ar livre, onde entre caminhadas nas trilhas para as locações ou nas mesmas, propriamente ditas, os ensinamentos transcorrerão, de maneira direta e prática. Tom Alves acredita que fotografia outdoor é melhor assimilada fora da convencional sala de aula. Portanto, prática e teoria serão abordadas ao ar livre. 

 

Observações Gerais:

 

Alterações:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes. Segurança: Mesmo com todas as precauções e cuidado durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco, dando consciência ao nosso cliente que ambas as partes terão a responsabilidade compartilhada no quesito segurança.

 

Política de Cancelamentos:

 

Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total

Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total

Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total

A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

 

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

 

_______________________________________________________________________

 

 

HOSPEDAGEM:

Cavalcante: Pousada Aruanã http://www.aruanacavalcante.com.br/

São Jorge: Pousada trilhas e Violetas http://www.trilhavioleta.com.br/

 

_____________________________________________________________________

 

COMO CHEGAR A BRASÍLIA:

Avião: AZUL LINHAS AÉREAS: http://www.voeazul.com.br/

GOL http://www.voegol.com.br

TAM http://www.tam.com.br

 

CONTATOS:

www.namuchila.com

namuchila@gmail.com

61-9973-2233 (VIVO)

61-3877-8681(fixo)

www.namuchila.com - Deus seja louvado

  • face.png
  • twt.png