Povo Kalunga 

Os grandes conhecedores da terra, da fauna, da flora e dos minérios que tornam a região riquíssima e querida, assim é este povo que habita na região da chapada dos veadeiros, os Kalungas.

O Povo Kalunga, como são cohnecidos hoje ,  são descendentes de ex escravos que viveram na região da Chapada dos Veadeiros no período do ciclo do ouro, estes por sua vez quando conseguiam sua alforria ou fugiam, se refugiavam   nos lugares mais ermos e isolados da região.

 

Por muito tempo viveram isolados e até mesmo esquecidos, mas na década de 80 foram identificados    e sua cultura e conhecimento difundidos pela antropóloga Mari Baiocchi.

 

A comunidade é formada por cinco os núcleos Vão de Almas, Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Contenda e Ema em numa área aproximada de  de 230 mil hectares, distribuído em três Municípios, Cavalcante, Teresina de Goiás, e Monte Alegre:

 

Eles vivem basicamente de agricultura de subsistência, programas sociais e alguns com serviços turísticos, guia turístico, artesanato, venda de refeições, camping .

O Turismo nas comunidades isoladas ainda é pequeno porem se planejado com antecedência pode ser bem proveitoso, pois o lugar tem um potencial enorme , natureza incrível, paisagens maravilhosas e rios de águas cristalina, e claro as suas manifestações culturais que te levam a um Brasil do século 19, de festas com cortejos , imperadores e rainhas dignos de  festas de mais de 4 dias.

 

Todo tempo é tempo de conhecer a região, cabe cada um escolher que tipo de aventura quer vivenciar,  de  de novembro a fevereiro geralmente é o período chuvoso, rios sempre cheios, muita fauna e pássaros abundante. De março a junho, pouca chuva, rios com volume médio de água, algumas festas isoladas,  de Julho a setembro, muitas festas, tempo seco  muito calor, rios de águas translucidas. Todo tempo é tempo de viver Kalunga

 

 

 

 

www.namuchila.com - Deus seja louvado

  • face.png
  • twt.png